Ramon Mulin é professor de História na rede municipal de Campos dos Goytacazes - RJ. Possui graduação em História (Licenciatura) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (2011) e é especialista em História do Brasil pela Universidade Candido Mendes (2020). Tem experiência no magistério em turmas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré-vestibulares. Atua na pesquisa historiográfica com ênfase em História Moderna e Contemporânea e História Regional, além de dedicar-se a pesquisas voltadas para Teconologia e Educação.

Accepted Talks:

O Profissional da Educação e o Debian: pelo uso de softwares livres nas escolas

Nunca foi tão necessário o uso de dispositivos como desktops, notebooks, smartphones, tablets e outros para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra. A pandemia do novo coronavirus forçou a migração dos ambientes escolares tradicionais para o meio digital e online. Alunos, professores, gestores, pedagogos e outros profissionais ficaram à mercê de uma lógica de poder no que diz respeito aos softwares utilizados: softwares com licenças privativas e códigos fechados que não respeitam as liberdades dos atores sociais envolvidos no processo de uma educação que deveria ser libertadora.
Esta palestra visa, numa ótica freiriana, demonstrar porque torna-se necessário o uso de software livre nas escolas e como ele pode colaborar com o empoderamento de profissionais da educação e discentes no processo de ensino-aprendizagem, seja nas escolas, em seus ambientes privados ou nas comunidades online. Dessa forma, a palestra apresentará a possibilidade de trabalho pelo profissional da educação apenas com softwares livres no Debian em todos os níveis de trabalho. Também serão apresentados resultados de oficinas de softwares livres foram promovidas pelo palestrante para profissionais da educação em comunidades escolares.